domingo, 14 de setembro de 2014

Protegendo seu computador contra vírus de laboratórios fotográficos

Todo mundo uma hora vai querer revelar/imprimir suas fotos digitais para o papel fotográfico.


Isso é muito legal, mas com arquivos digitais não se brinca. Os vírus de computador são um problema sempre presente. Nem sempre os antivírus detectam todas as ameaças.


(A turma do Linux não precisa continuar a leitura se não quiser...)

Uma saída interessante é enviar os arquivos por email para o laboratório fotográfico. Pode ser antecipadamente, de casa, ou usando um smartphone, a partir dos armazenamentos online (Google Drive, OneDrive, etc) lá no laboratório mesmo.

A segunda saída é levar os arquivos por pendrive até o laboratório. Isto é altamente desaconselhável, porque os computadores dos minilabs estão sempre cheios de vírus. Não adianta eles dizerem que têm o antivirus "xyz", etc., porque você NÃO VAI QUERER DESCOBRIR que este antivirus não funcionou justo com você.

Uma excelente alternativa a isso é a seguinte:

  1. Compre um cartão de memória (ou pegue um cartão extra da sua câmera);
  2. Compre um leitor de cartão de memória USB para este cartão;
  3. Grave suas fotos neste cartão e leve ao laboratório;
  4. Uma vez impressas as fotos, formate este cartão na máquina fotográfica, antes de usar no seu computador.

Exemplo de leitor de cartões de memória

Esta câmera fotográfica usa cartão "SD"

Tela de formatação do cartão de memória na câmera (1)

Tela de formatação do cartão de memória na câmera (2)

A razão disso é que as câmeras digitais são imunes aos vírus de computador. É a melhor coisa do mundo.

Uma vez o cartão formatado na câmera, ele estará livre de vírus. Não adianta pedir para formatarem o cartão no computador do laboratório fotográfico, por motivos óbvios.

Há casos em que o usuário transfere as fotos da câmera para o computador através de um cabo USB. Em algumas câmeras, é possível transferir fotos e arquivos do computador para o cartão da câmera, como se ela fosse um pendrive. Nesse processo tudo permanece igual: reserve um cartão para levar os arquivos para o laboratório fotográfico e, na volta, formate na câmera antes de ligá-la no computador.

===

A explicação é a seguinte: Vírus precisam de sistema operacional para rodar, e tem que ser o sistema operacional certo. O das câmeras é incompatível com o dos computadores (além de ser muito específico para processar imagens, e apenas ler e escrever arquivos de imagens no cartão).


Nenhum comentário:

Postar um comentário