domingo, 6 de outubro de 2013

"Caçadores da Alma" - programa de TV e filme

Recentemente, zapeando, encontrei um excelente programa de televisão intitulado "Caçadores da Alma".


A série foi dirigida por Silvio Tendler, e conta com a participação de ícones da fotografia, como Walter Firmo, Thomaz Farkas e Tiago Santana.

Cada episódio dura pouco menos de meia hora, e está disponível na íntegra na página do programa: http://www.tvbrasil.ebc.com.br/cacadoresdaalma

O programa também está sendo reprisado no canal TV Brasil, às 19h30, de segunda a sexta. Aparentemente são 13 episódios.

Neste programa, os convidados falam sobre suas experiências, acontecimentos marcantes, e fazem análises de algumas de suas obras.

O nome é uma referência a um vídeo muito mais antigo (1988), também de Silvio Tendler, disponível na página http://www.doc.unb.br/videos1.html. (58 min.)

Alguns dos fotógrafos aparecem em ambas, e algumas passagens são contempladas por uma segunda leitura na obra mais recente.

O primeiro (mais antigo) vale muito pelo aspecto histórico, para se conhecer o pensamento, o zeitgeist da fotografia na época.

São imperdíveis as menções e referências à tecnologia da época, notadamente sobre o filme fotográfico, suas virtudes e suas limitações. Destaque especialíssimo para a parte do fotógrafo Milton Montenegro, aos 42'30".

O segundo (mais novo), é muito mais maduro, atualizado quanto à técnica, a estética, a linguagem e ao aspecto social da fotografia.

É muito fácil e curioso notar essa evolução entre essas duas obras.

Um comentário:

  1. É uma ótima recomendação para amantes da fotografia. Apresenta uma abordagem elegante e diferente dos vídeos puramente técnicos que vemos por aí.

    ResponderExcluir